Conheça a estrutura da bolsa de valores e comece a investir

O post de hoje vai te ensinar como a bolsa de valores funciona e o que fazer para investir nela em apenas um texto, de modo que você entenda como o mercado de ações funciona e conheça os riscos dele, além das tributações. Sem enrolações e de maneira prática.

A bolsa de valores é basicamente um mercado online, onde os investidores e as empresas se encontram para realizar as transações. Ou seja, quando a empresa quer vender a ação e o investidor quer comprar, isso é realizado dentro na bolsa de valores. Muitas ações de diversos setores da nossa economia podem ser negociadas na bolsa de valores, desde o setor bancário até o setor de consumo, então há muita diversidade nela.

Essas ações são os produtos negociados na bolsa de valores e representam, cada uma delas, um pequeno pedacinho de uma empresa. Quando você compra uma ação, automaticamente você vira sócio da empresa dona daquela ação e é aí que você lucra: com os ganhos da empresa. Por isso, é importante sempre procurar por empresas confiáveis e consolidadas, para diminuir os riscos de prejuízo no seu investimento.

Apesar de ser um mercado interessante e atrativo, os brasileiros não têm essa cultura de investir na Bolsa, ao contrário dos norte-americanos.  Isso se dá por conta de dois fatores: falta de instrução financeira por parte da maioria da população e pela bolsa ser considerada um investimento de alto risco. Porém, esse risco pode ser previsto de certa maneira e calculado, se você tiver educação financeira o suficiente para saber investir.

Além disso, não se esqueça que a bolsa de valores é só um meio de alcançar seu objetivo. Estabeleça esse objetivo e antes de começar a investir na bolsa, busque mais informações ou até mesmo a ajuda de um especialista. Escolha alguém que tenha certificações ou estude muito esse mercado de ações.

Digo isso pois existem muitas pessoas que possuem muita experiência no mercado de ações, mas não estudam o suficiente para isso. Ou seja, para você ter sucesso como investidor na bolsa de valores, é preciso que estude constantemente.

É importante lembrar que não existe um valor mínimo para começar a investir na bolsa de valores e, para começar seus investimentos, abra uma conta em uma corretora, transfira seu dinheiro e comece a investir!