Como investir o seu dinheiro de forma segura na bolsa de valores

É verdade que para se investir dinheiro você precisa de preparo. Isso não tem como negar. Na verdade, qualquer coisa que realizamos nós precisamos nos informar e estar por dentro do assunto no qual vamos realizar algo. Ainda mais quando isso tem dinheiro envolvido, o que parece se tornar bem mais complicado. Pensando nisso, eu fui atrás de informações sobre as ações na bolsa de valores. O que uma boa parte da sociedade já escutou falar. Ou já sentiu vontade de investir, mas não tem tanta segurança para entrar nesse meio tão cobiçado.

O mundo dos investimentos é muito extenso, existem diversas formas de você conseguir investir seu dinheiro. E diferente do que muita gente fala o mundo financeiro não é só para pessoas ricas. Existem várias formas de começar investindo pouco dinheiro. E o poço que eu digo é pouco mesmo. Com cerca de 30 reais mensais você consegue começar a ter seu investimento. É um valor bem acessível para a maioria das pessoas, não é?

Isso é no Tesouro Direto, um modo de pessoa física comprar títulos públicos. Mas depois eu cito esse tipo de investimento. A bolsa de valores vende ações que são “pedaços de empresas”. Mas como assim? Os leigos no assunto deve estar se perguntando. Eu também não entendia sobre isso, mas depois que passei a estudar mais sobre o assunto acabou entrando na minha cabeça de forma mais fácil. Foram algumas semanas lendo muito sobre ações, peguei alguns livros na biblioteca da faculdade também. Além de tirar umas dúvidas com um professor que eu tinha.

E ele pode me ajudar um pouquinho nessa parte de entender como tudo funcionava. Após entender lendo um pouco de cada coisa. Procurei também sobre grandes investidores, pois lendo o relato deles poderia me ajudar ainda mais a saber sobre isso. Fica também essa dica para vocês que estão começando agora. Grandes investidores podem fazer com que a experiência deles colabore para o seu sucesso. Então é importante que tenha acesso a essas pessoas também.

Mesmo que seja um acesso “restrito” via textos ou matérias sobre eles na internet. Mas ajuda de alguma forma. Para quem não sabe as ações significam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Mas o que seria isso? É como se a empresa tivesse se dividido em pequenas partes e colocado aquelas partes no mercado. E você e outros investidores compram essas partes. Com isso, ao comprar uma ação o investidor vira sócio daquela empresa, passando a ter riscos dos negócios junto a ela. Ou seja, terá participações nos lucros e prejuízos. Aí apareceu a palavra que ninguém quer ler, não é? Prejuízo. Como amenizar isso?

Basta você estudar e entender onde está investindo seu capital. Estude bem a empresa e procure saber o máximo sobre a ação que você está comprando. É necessário que se tenha muito conhecimento para exercer esse tipo de coisa. Os prejuízos podem se tornar quase nulos quando se tem acesso as informações. Costumo dizer que quem tem informação tem quase tudo. E se você estudou sobre aquilo, não tem porque sentir medo.

Os lucros são quase certos quando o planejamento é bom. Existem corretoras que podem te ajudar nisso, caso o seu banco não faça esse tipo de transação. Se informe na sua agência, caso eles não façam será necessário contratar uma corretora. E aí vai de você pesquisar para saber a segurança que elas passam para os clientes, as taxas cobradas, etc. Geralmente eles contam com pessoas especializadas para que possam te ajudar além de fazer a simples transação.

uma imagem sobre investimentosÉ importante que você procure saber disso antes, pois nem todas as corretoras fazem esse tipo de serviço de acompanhamento. O serviço de acompanhamento tem como objetivo fazer com que você tenha menos trabalho. Para ser um investidor de sucesso é necessário que você esteja sempre ligado no mundo financeiro. Esteja atualizado diariamente no que está rolando. Se você não tem tempo para isso é a hora de contratar algum desses especialistas para fazer isso por você. Pois o acompanhamento é primordial.

Feito isso você poderá ter mais tranquilidade. Hoje em dia as bolsas de valores funcionam através da internet, já não se vê tanto aquela multidão com telefones gigantes nos ouvidos e uma gritaria sem fim. Com a tecnologia até isso entrou na onda e está se modernizando. Já o tesouro direto, que citei lá em cima. Ele é uma forma mais fácil de investir. Pois tudo é feito online. Você terá acesso a todo o processo através de uma senha que será gerada especialmente para você. Ou seja, só você conseguirá ter acesso a sua conta.

O tesouro direto é constituído de títulos públicos vendidos para pessoas físicas. É como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo e, em uma data pré designada, esse dinheiro voltará para você com juros e correção. Ou seja, é uma das formas mais seguras de se investir. Por isso tem se tornando muito comum entre as pessoas. Tudo bem que as ações são mais conhecidas. Mas o Tesouro Direto tem crescido demais por ter uma segurança maior. E as pessoas com medo ou pouco entendimento sobre o assunto acabam optando pela forma mais fácil.

Antes de colocar seu dinheiro em qualquer tipo de investimento, estude. Como falei é a melhor forma de você entender e ter segurança para realizar todo o trâmite. Na internet você acha esse tipo de assunto para leigos, eles explicam passo a passo de como começar, o que você precisa saber, etc. E isso é muito importante. Não é tão simples como algumas pessoas pensam, mas também não é nada complicado demais que você não vá conseguir entender e realizar. Basta ter um pouco de empenho e vontade de aprender sobre o assunto. É só ter informação que tudo ficará mais claro na sua cabeça. E assim se tornará um investir ou uma investidora de sucesso.