O que fazer para investir com pouco dinheiro?

Quando a gente escuta falar de investimentos, bolsa de valores, mercado de ações, a primeira coisa que vem na nossa mente é a imagem de grandes empresários, investidores, pessoas milionárias e que, além de entenderem muito sobre o assunto, têm muito dinheiro para investir e isso acaba nos afastando da realidade de que dá pra qualquer um se tornar um investidor, inclusive com pouco dinheiro.

Se você quer seguir esse caminho, alguns passos precisam ser dados e, como você não é rico e tem pouco capital disponível para dar início aos seus investimentos, o cuidado e controle vão precisar ser redobrados. Primeiramente, se você tiver dívidas, você vai ter que se livrar delas. Não adianta nada separar uma quantia para investir e ter débitos em aberto. Livre-se deles e comece a construir uma reserva financeira para que aí você consiga ter capital para investir com maior segurança.

Além disso, ter uma reserva financeira é fundamental para que você consiga lidar melhor com os imprevistos que qualquer pessoa está sujeita a passar, como demissão, doença, conserto do carro, obras na casa, enfim, coisas relacionadas a isso e que geralmente comem um bom dinheiro nosso quando estamos despreparados.

Depois disso, e hora de colocar no papel quais os seus objetivos financeiros. Isso é muito importante para que você consiga ter e manter o foco em alcança-los. É nesse momento também que você deve determinar se esses objetivos são de curto, médio ou longo prazo, pois isso vai ser o teu norte na hora de escolher qual investimento vai atender melhor essa sua expectativa. Para cada prazo desse, há um investimento mais indicado, então preste muita atenção nisso.

Como esse post é dedicado a quem tem pouco dinheiro para investir, a dica que damos é que você procure fundos de investimento para aplicar, pois com um baixo capital não há muitas maneiras de diversificar tanto a sua caderneta de investimentos, independentemente do prazo desses investimentos.